sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Pizza Verão/Outono



Menu de ontem à noite: pizza de dois sabores: atum, molho de tomate e azeitonas e cogumelos com manteiga d’alho e dois queijos. 


Massa: 

Fiz a massa, como sempre faço, em casa mas para quem prefere poupar tempo e trabalho poderão comprar massa de pizza já pronta. As quantidades para fazer massa de pão são sempre a olho. Vou vendo a consistência e vou acrescentando água ou farinha à medida que preciso. 
Normalmente a massa da pizza leva farinha, fermento, sal, água e um fio de azeite. Eu fiz mesmo sem o azeite para poupar essas calorias mas é claro que se quiserem uma massa mais elástica podem adicionar. 
Para confeccioná-la usei 150 gr de farinha, uma pitada de sal, 10 gr de fermento em pó e água morna. Numa tigela coloquei a farinha e o fermento por cima e umas pedrinhas de sal grosso nos lados. Escavaquei um buraco na farinha e fui adicionando água morna aos pouquinhos e mexendo com um garfo. Quando vi que a massa tinha uma boa consistência de massa-pão fui amassando durante 3 min para activar o glúten e dar-lhe elasticidade. Deixei repousar 30 min. 


Recheio Verão 

Ingredientes: 

Molho de tomate (feito por mim! Coloquei cebola e alho a refogar em azeite e adicionei o tomate, uma folha de louro, muitos orégãos, salsa picada, pimenta e uma pitada de sal e passei na varinha mágica) 
Atum 
Azeitonas 
Queijo tête-de-moine ou outro da sua preferência (é melhor que seja um queijinho salgado) 


Recheio Outono 

Ingredientes: 

Cogumelos 
Salsa picada 
Alho 
Manteiga 
Sal q.b 
Natas 
Queijo flamengo e queijo tête-de-moine 


Confecção: 

Numa frigideira derreti uma noz de manteiga e adicionei 1 dente de alho picado e logo de seguida adicionei cogumelos laminados que deixei cozinhar por 1 min em lume médio. Adicionei a salsa picada e uma pitada de sal e envolvi tudo deixando cozinhar por mais 1 min em lume brando. 


Montagem: 

Com um rolo estiquei a massa mantendo uma forma redonda de pizza mas cada qual fará como prefere. Pode ser rectangular. Antes reservei dois pedacinhos de massa que moldei em forma de rolinhos compridos para dividir a pizza em quatro, para os recheios não se misturarem. 
Em dois quartos da pizza coloquei o recheio de verão, começando pelo molho de tomate por baixo, e colocando o atum e as azeitonas descaroçadas misturados e por cima coloquei o queijo. Nos restantes quartos de pizza coloquei o recheio de outono, espalhando um pouquinho de natas para servir de “cama” para os ingredientes e adicionei algumas fatias fininhas de queijo flamengo e por cima os cogumelos com a salsa e polvilhei com queijo tête-de-moine
Levei ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 15 min. Ficou uma delícia!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Bolo de Côco e Ananás





Para festejar o 14º aniversário da minha priminha Catarina, decidi fazer-lhe um bolinho de côco e ananás húmido, fofo e delicioso!
Aqui vai a receita em moldes simples!

Ingredientes:

3 chávenas de açúcar
2/3 de cháv. de margarina derretida
2 ovos
1 cháv. de leite
1 cháv. de côco ralado
4 cháv. de farinha
1 colher de fermento em pó
1/2 lata de ananás em calda picado

Nota: para esta receita usei uma medida de chávena de chá das normais. Se usar uma caneca terá o dobro da receita, dará para dois bolos ou um bolo grande.


Preparação:

Bata o açúcar com a margarina até obter um crème esbranquiçado. Acrescente as gemas, o leite, o côco ralado, a farinha, o fermento e o ananás picado ao preparado anterior. Envolva tudo muito bem.
Bata as claras em castelo e junte delicadamente ao preparado anterior.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 25 a 30 min numa forma untada com manteiga e passada por farinha.

No final, para decorar, usei papel de alumínio, uma caneta e uma tesoura! Cortei as letrinhas e o coração e coloquei por cima do bolo e com açúcar de pasteleiro polvilhei. No final retirei com muito cuidado o papel de alumínio e ficaram as marcas da mensagem que queria passar!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Menu Gourmet

Almoço de hoje: massa de espiral com cenoura crocante, caixinha de requeijão e sementes e tartare de tomates. Uma verdadeira delícia! Para vegetarianos e não vegetarianos... vale a pena experimentar estas combinações!



À esquerda: caixinha de requeijão e sementes
À direita: Tartare de tomates



Caixinha de requeijão e sementes rodeada de massa de espiral com cenoura crocante


Para confeccionar a caixinha de requeijão:

1 pacote de requeijão de 170 gr
Cebolinho
Sementes de sésamo
Sementes de Chia
Raspa de limão e sumo de limão
Pepino

É simples: com um descascador raspe um pepino em lascas em todo o seu comprimento, como se de fios de massa taglatielle se tratasse.
Num emporte-pièce, que é daqueles anéis de metal que se compram facilmente em qualquer hipermercado na secção de utensílios de culinária, cole as fatias de pepino em toda a volta para ficar com uma cestinha e recheie com o seguinte preparado:

requeijão desfeito grosseiramente com um garfo, cebolinho picado e 1 colher de sobremesa de sementes de chia e 1 colher e meia de sobremesa de sementes de sésamo. Polvilhe umas gotinhas de limão por cima e raspa de limão (pouquinha).

Para confeccionar o tartare de tomates:

2 tomates coração-de-boi ou tomate normal
1 dente de alho
Azeite
Sal q.b
Aneth ou erva de funcho (chamam-lhe tantos nomes que nem sei qual usar...)

Corte os tomates em cubos grandinhos, pique as ervas e misture estes ingredientes polvilhando com umas pedrinhas de sal grosso. Numa frigideira leve um dente de alho esmagado a estalar num fio de azeite e regue o tomate com este molho e envolva bem os ingredientes. É simples e muito gostoso!

Para confeccionar a massinha crocante:

Massa de espiral
Raíz de gengibre
Pimento verde
Cenoura
Azeite
1 dente de alho
Sal q.b

Coza a massa em água com sal até ficar al dente. Pique uma pontinha de raíz de gengibre (a quantidade depende do seu gosto pessoal) e corte em juliana pimento verde. Raspe uma cenourinha e leve numa frigideira um fio de azeite com um dente de alho esmagado a estalar. Misture todos os ingredientes dentro da frigideira e deixe cozinhar por 1 min, como na cozinha com o wok.
Tempere com umas pedrinhas de sal grosso e sirva :)

Maravilha de sabores :)



terça-feira, 28 de agosto de 2012

Apple Tart 'Maman Blanc'



Hoje apeteceu-me fazer uma tarte de maçã e nada melhor do que testar uma receita que vi na semana passada no 24Kitchen. Esta receita é do Chef Raymond Blanc e, segundo ele, é a receita da tarte de maçã que a mãe dele lhe fazia sempre quando era pequeno. Eu testei e recomendo! É muito simples e é muito saborosa :)


Massa:

250 gr farinha
1 pitada de sal
125 gr manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
1 colher de sopa de água fria
1 ovo


Preparação:

Coloque num robô de cozinha a farinha, o sal e a manteiga e coloque-a a triturar os ingredientes até ficar com uma pasta arenosa. Seguidamente acrescente a água e o ovo e volte a accionar o robô para misturar estes ingredientes bem misturadinhos. Pode colocar esta mistura numa tigela e comece a amassar a massa até que fique compacta. Deixe-a repousar 30 min no frigorífico enquanto prepara o resto.

Nota: convém não a guardar em bola mas sim achatada para que fique gelada de forma homogénea.


Recheio:

15 gr manteiga sem sal
1/2 colher de sopa de sumo de limão
65 gr açúcar
1/2 colher de sopa de Calvados (eu não tinha Calvados portanto usei vinho do Porto)
3 a 4 maçãs
100 ml natas
1 ovo
açúcar de pasteleiro para enfeitar

Preparação:

Aqueça numa panela a manteiga, o sumo de limão, 15 gr do açúcar até que a manteiga se derreta e o açúcar se dissolva. Retire do lume e adicione o álcool (seja Calvados ou vinho do Porto ou outro).
Depois de a massa repousar, estenda-a entre dois bocados de papel de filme para não ter de usar farinha na bancada (senão corre o risco de a massa ficar mais seca), e forre uma tarteira untada com manteiga com a sua massa. Com o polegar, pressione das bordas da tarteira no fundo e tente altear um pouco a massa para que fique ligeiramente mais alta que as bordas. Com um garfo pique todo o fundo da tarteira para a massa poder respirar durante a cozedura e deixe-a repousar 15 min no frigorífico enquanto descasca e corta as maçãs.
Agora vamos às maçãs: basta descascá-las e cortá-las em barquinhos de 1 cm. Depois do repouso da massa, disponha as fatias de maçã na tarteira em círculo e sobrepostas como se quisesse formar uma roseta. Pincele as maçãs com o preparado de manteiga, açúcar e álcool e leve ao forno pré-aquecido a 220ºC durante 10 min (para caramelizar).
Após os 10 min reduza a temperatura do forno para 200ºC e asse por mais 20 min.
Misture agora as natas, os restantes 50 gr de açúcar e o ovo bem misturados e tendo os 20 min de cozedura passados, polvilhe as maçãs com uma colher de sopa de açúcar e verta o preparado de natas por cima delas. Asse por mais 15 min.
Após sair do forno, a tarte deverá arrefecer durante 1h antes de ser desenformada e poderá decorá-la com açúcar de pasteleiro por cima.
O resultado é maravilhoso!



Ainda tenho uma fatia, querem? :)

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Coroa de Avelãs

Esta coroa é uma receita do Chef Rudolph Van Veen do canal 24Kitchen. É simplesmente deliciosa e é tão boa de se fazer! Eu adoro tudo que seja fazer massas. Há algo de reconfortante na arte de fazer a massa, seja a do pão, a das tartes ou outros géneros. Eu adoro e faço questão de confeccionar todas as massas das minhas receitas. 

Esta receita é bastante grande e deu-me para fazer duas coroas. Se quiser uma só, basta utilizar a metade da medida dos ingredientes que aqui apresento. 


Massa: 

660 gr farinha 
1 pitada de sal 
1 vagem de baunilha (usei essência de baunilha) 
14 gr fermento em pó 
360 ml leite 
70 gr manteiga 
70 gr açúcar 
1 ovo 
1 limão 


Confecção: 

Coloque a farinha na banca e salpique à volta com uma pitada de sal. Faça um buraquinho no meio para acrescentar a manteiga (à temperatura ambiente), o açúcar, o ovo, o fermento, a raspa do limão, o leite morno e a baunilha e amasse os ingredientes até obter uma massa lisa. Deixe a massa repousar certa de 1h. Enquanto repousa pode preparar o recheio. 


Recheio de Avelã: 

125 gr avelãs 
1 colher de chá de canela em pó 
100 gr açúcar 
25 gr de mel 
60 ml água 
1 colher de sopa de cacau em pó 
1 gema (para pincelar no final a coroa para ficar com um belo tom dourado) 


Confecção: 

Triture as avelãs e misture-as com a canela, o açúcar, o mel, a água e o cacau em pó até obter uma pasta. 


Montagem: 

Depois de repousar, a massa deverá ser estendida num rectângulo de 40 x 50 cm. Tendo a massa estendida pode barrar a pasta de avelãs deixando um espaço de 3 cm da borda para o recheio não sair fora e enrole a massa para obter um rolinho e una as duas pontas do rolo para obter uma coroa. Coloque-a num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal e com uma tesoura devidamente lavada corte pedacinhos como pode ver na fotografia mas tenha cuidado para não fazer um corte muito fundo. 

Pincele a coroa com a gema de ovo (se necessário misturar um pouquinho de leite à gema). 

Para decorar, e isto é facultativo, poderá cortar grosseiramente algumas avelãs e polvilhar a coroa com elas. Depois de pronta, esta deve repousar 45 min. No final, leve ao forno pré-aquecido a 170ºC durante 30 min até dourar.



domingo, 26 de agosto de 2012

Kebab, Batatas com Alecrim e Salada Crocante

Ontem preparei este prato de influências árabes para a minha mãe :)




A receita é simples e segundo ela estava delicioso!

Para o kebab (espetada de carne):

Carne de vaca picada (podem fazer com a carne que quiserem: perú, borrego, porco, frango)
Salsa
1/2 malagueta
3 dentes de alho
1/2 cebola
1 gema de ovo
Pão ralado
Orégãos
Paprika (também chamado de colorau)
Sal q.b

Preparação:

Numa taça misture a carne picada, adicione a malagueta, a salsa e a cebola bem picadinhos e com o esmagador de alho esmague os 3 dentes de alho. Adicione a gema de ovo, os orégãos e o colorau e tempere com sal a gosto.
Com a mão misture bem todos os ingredientes esmagando-os e adicione, pouco a pouco, o pão ralado para obter uma misture menos húmida e mais compacta. Quando achar que está suficientemente consistente para ser moldada a um pauzinho de espetada, poderá então com as mãos moldar ou esculpir o seu kebab.
Leve à frigideira sem gordura nenhuma até dourar e finalize a cozedura no forno a 175ºC durante 20 min.

Nota: Se quiser poderá cozer tudo na frigideira mas o resultado é mais saboroso se for ao forno. Assim assegura-se que a carne ficou bem cozida (sobretudo se for frango, tenha cuidado com as salmonelas).


Para as batatas com alecrim:

Batatas
Alecrim
1 dente de alho
Pimenta
Sal q.b
Azeite

Preparação:

Descasque e corte as batatas às rodelas e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno. Pique alecrim e esmague o dente de alho e coloque por cima das batatas. Salpique com sal grosso e regue com um frio de azeite e misture todos os ingredientes para os sabores se entranharem.
Leve ao forno durante 25 min a 175ºC.


Salada crocante:

Alface
Courgette
Cenoura
Salsa picada
Iogurte natural
Sumo e raspa de limão
Sal q.b

Preparação:

Lave e corte as folhas de alface. Descasque a cenoura e com o descascador corte lascas de cenoura e de courgette para obter uma espécie de tagliatelle  ou espaguetti de legumes. Pique a salsa e misture os ingredientes numa saladeira. Para o molho misture iogurte natural com sumo de limão e sal grosso. Regue a salada com o molho e finalize com raspa de limão por cima.




sábado, 25 de agosto de 2012

Boulettes au Fromage (Bolinhas de Queijo)

Esta receita foi uma invenção minha desta semana. É muito simples e podem substituir o queijo por bacon ou legumes ou até fruta. É uma questão de dar asas à imaginação!
Para esta receita usei os seguintes ingredientes:


Batatas
Queijo da Ilha e queijo Flamengo (ou outros da sua preferência)
Tomilho fresco
Orégãos
Sementes de sésamo
Amendoins
Pão ralado
1 gema de ovo
Sal


Agora a confecção:



- Coza as batatas e faça um puré com elas (deixe arrefecer um pouco);

- Rale queijo da Ilha e misture no puré e adicione a gema de ovo, tomilho fresco a gosto uma pitada de sal (pouquinho porque o queijo da Ilha é bastante salgado) e misture tudo muito bem com um garfo amassando os ingredientes uns nos outros;
- Corte quadradinhos pequenos de queijo Flamengo e coloque na palma da mão a mistura da batata e uns quadradinhos de queijo e forme uma bolinha fechando a mão e pressionando bem para esta ter consistência;
- Passe a bolinha em pão ralado e polvilhe umas bolinhas com sementes de sésamo e outras com amendoins ou então faça a mistura dos dois na mesma bolinha. É como preferir! Finalize com alguns orégãos por cima.
-Leve ao forno a 175ºC durante 10 min e o queijo derreterá na sua boca ao trincar as bolinhas. Maravilha!


É uma boa opção para servir de entrada, amuse bouche ou até prato principal dependendo da quantidade e do tamanho das bolinhas.





sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Mil-folhas de Moca

Para começar este blog nada melhor do que um mil-folhas de Moca! Para todos os apreciadores de café, este pequeno docinho pode ser um verdadeiro consolo para a alma.

Para a massa folhada:

200 gr manteiga sem sal, gelada
200 gr farinha
50 ml água gelada
1/2 colher de café de sal


Para o crème de pasteleiro sabor a café:

250 ml leite
2 gemas de ovo
60 gr açúcar
1 colher de sopa de farinha
1 colher de sobremesa (cheia) de café instantâneo

Glacé (cobertura):

açúcar de pasteleiro q.b
sumo de limão q.b


Massa folhada:

Desmistifiquemos toda a ideia pré-concebida de que fazer massa folhada em casa é complicado: 

Deite a farinha numa superfície limpa e seca e faça um círculo no no meio onde irá colocar a manteiga cortada em cubos pequenos.
Reserve a água bem perto para começar a adicioná-la à medida que a massa for ganhando forma... Com as pontas dos dedos (ou um garfo) vá misturando a manteiga a farinha.
Comece a adicionar a água quando a massa ficar com uma aparência meio seca e em pedaços. Poderá não precisar de adicionar toda a água indicada, apenas metade, para obter uma massa com a textura pretendida.
Forme uma bola, enrole em película aderente e leve ao frigorífico por 20 a 30 min.


Retire a massa do frigorífico e abra-a com o rolo sobre uma superfície levemente enfarinhada ou um tapete de silicone também enfarinhado. Quando necessário vá polvilhando a massa e o rolo com farinha, aos poucos, mas não se deve exagerar.

Forme um rectângulo com 20x40cm e dobre em três, em envelope: a parte de cima até o meio e a parte de baixo para cima da primeira, formando uma dobra de carta.

Vire a massa dobrada de modo que ela fique perpendicular a si e abra a massa dobrada mais uma vez até formar um novo rectângulo igual. Repita a dobra em carta, marque a massa com os dedos para deixar claro que já a dobrou duas vezes e enrole-a na película para ir ao frigorífico por mais 20 a 30 min.

Abra a massa mais uma vez até formar outro rectângulo que agora já será maior.
Dobre e vire pela terceira vez e abra mais uma vez outro rectângulo do mesmo tamanho do último.
Dobre a massa mais uma vez - esta é a quarta e eventualmente a última dobra.
Enrole a massa dobrada na película, marque quatro com os dedos e leve ao frigorífico por mais 40 minutos.

Depois disso a massa está pronta a usar.
Se preferir, pode fazer 6 dobras em vez de apenas 4. (eu fiz)
Para garantir que a massa folhe por igual é essencial que vá ao frigorífico entre cada 2 dobras, e que seja riscada antes de ir ao forno (fazer uns cortes com uma faca na superfície da massa).

Se não for usar a massa imediatamente corte-a em partes e congele as partes separadamente.


Receita retirada do blog: http://nosoup-foryou.blogspot.pt


Estenda a massa e corte plaquinhas rectangulares ou até redondas (o mil-folhas poderá ter a forma que pretender dar-lhe, basta deixar a sua criatividade falar).
Para cozer bastam 15 min no forno a 175ºC. Aconselho a ir vigiando porque o tempo de cozedura não é igual para todos os fornos. Deixe a massa ficar ligeiramente dourada. 


Crème de Pasteleiro sabor a café:

Ferva o leite com metade do açúcar e à parte misture a outra metade do açúcar com as gemas de ovo. Depois do leite estar fervido, adicione o preparado das gemas e açúcar ao leite mexendo continuamente e adicione o café instantâneo e finalize com a farinha deixando o crème ganhar consistência. Quando começar a borbulhar retire rapidamente do lume e coloque numa travessa ou num recipiente frio. Deixe arrefecer um pouco e reserve no frigorífico até à hora de servir.

Nota: convém montar o mil-folhas pouco antes de ser servido para não correr o risco de a massa folhada ficar demasiado húmida.


Glacé:

Existem várias formas de o fazer.. ou com clara de ovo, ou com água, ou com sumo de limão. Eu prefiro cortar a doçura do açúcar com o suminho de limão.
Basta colocar à volta de 3 colheres de sopa de açúcar em pó numa taça e ir adicionando sumo de limão e mexendo até obter uma consistência espessa. Depois dependerá do seu gosto pessoal.


Montagem:

Simples e eficaz: num prato coloque uma pinta de glacé no fundo para "colar" o mil-folhas ao prato para não cair. Coloque em seguida uma fatia de massa folhada e barre-a com crème de pasteleiro e volte a colocar outra fatia de massa folhada e mais um pouco de crème e finalize com a terceira camada de massa folhada e desta vez barrada com glacé.
Agora é só degustar!