Uma das minhas maiores conquistas e desafios culinários... os macarons! Fí-los especialmente para a minha mãe, que adora estes doces em miniatura.
A receita que segui é a de um Chef canadiano, o Ricardo Larrivée. Descobri-o na TV5 Monde e fiquei fã!
A receita dele é simples de seguir e o resultado superou as minhas expectativas.
Aqui deixo-vos a receita dos macarons.
Ingredientes:
250 ml (1 cháv.) de amêndoa moída
180 ml (3/4 cháv.) de açúcar pasteleiro
3 claras de ovo
2,5 ml (1/2 c. de sobremesa) de corante alimentar à sua escolha
125 ml (1/2 cháv) de açúcar granulado
75 ml (1/3 cháv) de puré de fruta para o recheio ou então crème pasteleiro num sabor à sua escolha
- Prepare dois tabuleiros de ir ao forno com papel vegetal.
- No robot de cozinha, reduza a amêndoa moída e o açúcar pasteleiro num pó fininho. 2 a 3 min chegam. Peneire pelo menos 1 vez este preparado e reserve.
- Numa tigela, bata as claras em castelo até à formação de picos fofos e adicione o corante alimentar continuando a bater as claras. Adicione progressivamente o açúcar granulado batendo constantemente até obter picos firmes. Com a ajuda de uma espátula, incorpore o preparado que reservou anteriormente, ou seja, o preparado de amêndoa e açúcar pasteleiro misturados e peneirados, e envolva estes ingredientes delicadamente até que o merengue "caia" e fique ligeiramente mole.
- Com a ajuda de um saco de pasteleiro, forme a "casca" dos macarons com 2,5 cm de diâmetro, espaçando-os de 5 cm aproximadamente (a massa vai cair um ligeiramente e, caso não caia, é porque não está bem misturada o suficiente). Deixe os seus macarons repousar à temperatura ambiente durante 1h30 (é importante esperarem tanto tempo para formarem uma crosta à superfície).
- Após a espera, coloque o tabuleiro no centro do forno pré-aquecido a 180ºC e coza os macarons (um tabuleiro de cada vez), durante 10 a 12 min com a porta do forno entreaberta (com uma colher de pau a segurá-la para haver entrada de ar). Os macarons não devem ficar dourados.
- Deixe-os arrefecer completamente. Para montá-los basta aplicar uma fina camada de marmelada ou puré de fruta numa das cascas de macaron e colar outra casca para formar o seu bombom. Quem diz puré de fruta diz crème com sabor a limão, café, chocolate, praliné, caramelo, framboesa, etc etc... Eu fiz um crème de framboesa e rum e fiz uma ganache de chocolate e rum.
- Os macarons conservam-se fechados hermeticamente e sem recheio durante 1 mês e com recheio durante 2 semanas. Podem ser congelados também.
Para quem quiser rechear com crème de pasteleiro a receita é simples e já foi publicada aqui. Depois é só variar o sabor caso não queiram com sabor a café podem comprar essência de limão, baunilha, morango ou fazer um crème de chocolate que é derreter chocolate em natas e adicionar manteiga até obter um crème consistente. Há tantas opções... Se tiverem dúvidas ou quiserem uma receita em especial é só pedir!
Bon appétit!
Sem comentários:
Enviar um comentário