terça-feira, 28 de agosto de 2012

Apple Tart 'Maman Blanc'



Hoje apeteceu-me fazer uma tarte de maçã e nada melhor do que testar uma receita que vi na semana passada no 24Kitchen. Esta receita é do Chef Raymond Blanc e, segundo ele, é a receita da tarte de maçã que a mãe dele lhe fazia sempre quando era pequeno. Eu testei e recomendo! É muito simples e é muito saborosa :)


Massa:

250 gr farinha
1 pitada de sal
125 gr manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
1 colher de sopa de água fria
1 ovo


Preparação:

Coloque num robô de cozinha a farinha, o sal e a manteiga e coloque-a a triturar os ingredientes até ficar com uma pasta arenosa. Seguidamente acrescente a água e o ovo e volte a accionar o robô para misturar estes ingredientes bem misturadinhos. Pode colocar esta mistura numa tigela e comece a amassar a massa até que fique compacta. Deixe-a repousar 30 min no frigorífico enquanto prepara o resto.

Nota: convém não a guardar em bola mas sim achatada para que fique gelada de forma homogénea.


Recheio:

15 gr manteiga sem sal
1/2 colher de sopa de sumo de limão
65 gr açúcar
1/2 colher de sopa de Calvados (eu não tinha Calvados portanto usei vinho do Porto)
3 a 4 maçãs
100 ml natas
1 ovo
açúcar de pasteleiro para enfeitar

Preparação:

Aqueça numa panela a manteiga, o sumo de limão, 15 gr do açúcar até que a manteiga se derreta e o açúcar se dissolva. Retire do lume e adicione o álcool (seja Calvados ou vinho do Porto ou outro).
Depois de a massa repousar, estenda-a entre dois bocados de papel de filme para não ter de usar farinha na bancada (senão corre o risco de a massa ficar mais seca), e forre uma tarteira untada com manteiga com a sua massa. Com o polegar, pressione das bordas da tarteira no fundo e tente altear um pouco a massa para que fique ligeiramente mais alta que as bordas. Com um garfo pique todo o fundo da tarteira para a massa poder respirar durante a cozedura e deixe-a repousar 15 min no frigorífico enquanto descasca e corta as maçãs.
Agora vamos às maçãs: basta descascá-las e cortá-las em barquinhos de 1 cm. Depois do repouso da massa, disponha as fatias de maçã na tarteira em círculo e sobrepostas como se quisesse formar uma roseta. Pincele as maçãs com o preparado de manteiga, açúcar e álcool e leve ao forno pré-aquecido a 220ºC durante 10 min (para caramelizar).
Após os 10 min reduza a temperatura do forno para 200ºC e asse por mais 20 min.
Misture agora as natas, os restantes 50 gr de açúcar e o ovo bem misturados e tendo os 20 min de cozedura passados, polvilhe as maçãs com uma colher de sopa de açúcar e verta o preparado de natas por cima delas. Asse por mais 15 min.
Após sair do forno, a tarte deverá arrefecer durante 1h antes de ser desenformada e poderá decorá-la com açúcar de pasteleiro por cima.
O resultado é maravilhoso!



Ainda tenho uma fatia, querem? :)

2 comentários:

  1. Olá bom dia..pois adoro tb o rudolph Vann veen e faço algumas receitas dele está vou experimentar só não tenho é a forma igual mas julgo que uma normal seja o mesmo resultado... depois direi como ficou..

    ResponderEliminar