quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Moka à la Crème au Beurre


Mais um docinho com sabor a café! On en raffole ici! (Adoramos isso cá em casa!)
Experimentem, aventurem-se na cozinha e mesmo que não dê resultado, vale pela experiência! Se não calhar bem da primeira vez, à segunda sairá melhor :)
A base é simples e o que complementa é o saboroso crème de café. É muito simples de se fazer e ainda mais de se saborear! Além disso, é um bolo económico. Se tiver de fazer um bolinho para uma festinha é uma boa receita e sai do convencional bolo de chocolate, que por sinal também é delicioso :)

Massa base: 

2 ovos 
1 colher de sopa de água quente 
Raspa de limão 
50 gr açúcar 
35 gr farinha 
20 gr maizena 
1 colher de sobremesa de fermento em pó 

Crème de Moka: 

70 gr açúcar 
20 gr maizena 
1 gema 
250 ml leite 
150 gr manteiga (temperatura ambiente) 
1 colher de sopa de café instantâneo 

Confecção: 

Massa: 

Comece por separar as claras das gemas. Bata as gemas com a água quente e acrescente a raspa de meio limão e o açúcar sem parar de mexer. 
Seguidamente bata as claras em castelo até que fiquem firmes e envolva-as delicadamente no preparado anterior. 
Misture a farinha com a maizena e o fermento em pó e peneire estes ingredientes para cima dos ingredientes húmidos e misture tudo delicadamente para o preparado não perder as bolhas de ar. Verta a massa numa forma untada com manteiga e leve ao forno durante 25 a 30 min a 175ºC 
Depois de cozido deixe-o arrefecer e só depois desenforme-o. Corte o bolo a meio na horizontal para obter duas camadas. 

Crème de Moka: 

Dissolva a maizena numa parte do leite. Ferva o resto do leite com a gema batida, o açúcar e o café e quando levantar fervura verta o preparado da maizena e mexa muito bem. Mal comece a engrossar retire do lume e coloque o crème num recipiente frio. 
Deixe o crème arrefecer e passe-o no coador para retirar possíveis grumos. Bata a manteiga com a varinha mágica até obter uma textura onctuosa, em mousse. Finalmente junte progressivamente o preparado de café à manteiga envolvendo bem. 

Nota: o crème de café deverá estar à mesma temperatura que a manteiga quando os misturar (temperatura ambiente). 

Montagem: 

Para obter uma camada intermédia de crème no bolo deverá barrar a metade do fundo e tapar essa camada com o topo do bolo. Finalmente, utilize o restante crème para cobrir o bolo e decore com raspas de chocolate culinário. Eu fiz rosetas com o saco pasteleiro e, para ter uma cor ligeiramente mais escura, acrescentei mais um pouquinho de café instantâneo ao crème que me restou. Claro que isto é opcional :)

Nota: se decidir fazer um bolo maior e, por isso, dobrar a receita, poderá cortar o bolo em três e terá assim duas camadas de crème em vez de uma. Como o meu era pequenininho, porque somos poucos em casa, eu optei por fazer só uma camada de crème.



2 comentários: