sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Mil-folhas de Moca

Para começar este blog nada melhor do que um mil-folhas de Moca! Para todos os apreciadores de café, este pequeno docinho pode ser um verdadeiro consolo para a alma.

Para a massa folhada:

200 gr manteiga sem sal, gelada
200 gr farinha
50 ml água gelada
1/2 colher de café de sal


Para o crème de pasteleiro sabor a café:

250 ml leite
2 gemas de ovo
60 gr açúcar
1 colher de sopa de farinha
1 colher de sobremesa (cheia) de café instantâneo

Glacé (cobertura):

açúcar de pasteleiro q.b
sumo de limão q.b


Massa folhada:

Desmistifiquemos toda a ideia pré-concebida de que fazer massa folhada em casa é complicado: 

Deite a farinha numa superfície limpa e seca e faça um círculo no no meio onde irá colocar a manteiga cortada em cubos pequenos.
Reserve a água bem perto para começar a adicioná-la à medida que a massa for ganhando forma... Com as pontas dos dedos (ou um garfo) vá misturando a manteiga a farinha.
Comece a adicionar a água quando a massa ficar com uma aparência meio seca e em pedaços. Poderá não precisar de adicionar toda a água indicada, apenas metade, para obter uma massa com a textura pretendida.
Forme uma bola, enrole em película aderente e leve ao frigorífico por 20 a 30 min.


Retire a massa do frigorífico e abra-a com o rolo sobre uma superfície levemente enfarinhada ou um tapete de silicone também enfarinhado. Quando necessário vá polvilhando a massa e o rolo com farinha, aos poucos, mas não se deve exagerar.

Forme um rectângulo com 20x40cm e dobre em três, em envelope: a parte de cima até o meio e a parte de baixo para cima da primeira, formando uma dobra de carta.

Vire a massa dobrada de modo que ela fique perpendicular a si e abra a massa dobrada mais uma vez até formar um novo rectângulo igual. Repita a dobra em carta, marque a massa com os dedos para deixar claro que já a dobrou duas vezes e enrole-a na película para ir ao frigorífico por mais 20 a 30 min.

Abra a massa mais uma vez até formar outro rectângulo que agora já será maior.
Dobre e vire pela terceira vez e abra mais uma vez outro rectângulo do mesmo tamanho do último.
Dobre a massa mais uma vez - esta é a quarta e eventualmente a última dobra.
Enrole a massa dobrada na película, marque quatro com os dedos e leve ao frigorífico por mais 40 minutos.

Depois disso a massa está pronta a usar.
Se preferir, pode fazer 6 dobras em vez de apenas 4. (eu fiz)
Para garantir que a massa folhe por igual é essencial que vá ao frigorífico entre cada 2 dobras, e que seja riscada antes de ir ao forno (fazer uns cortes com uma faca na superfície da massa).

Se não for usar a massa imediatamente corte-a em partes e congele as partes separadamente.


Receita retirada do blog: http://nosoup-foryou.blogspot.pt


Estenda a massa e corte plaquinhas rectangulares ou até redondas (o mil-folhas poderá ter a forma que pretender dar-lhe, basta deixar a sua criatividade falar).
Para cozer bastam 15 min no forno a 175ºC. Aconselho a ir vigiando porque o tempo de cozedura não é igual para todos os fornos. Deixe a massa ficar ligeiramente dourada. 


Crème de Pasteleiro sabor a café:

Ferva o leite com metade do açúcar e à parte misture a outra metade do açúcar com as gemas de ovo. Depois do leite estar fervido, adicione o preparado das gemas e açúcar ao leite mexendo continuamente e adicione o café instantâneo e finalize com a farinha deixando o crème ganhar consistência. Quando começar a borbulhar retire rapidamente do lume e coloque numa travessa ou num recipiente frio. Deixe arrefecer um pouco e reserve no frigorífico até à hora de servir.

Nota: convém montar o mil-folhas pouco antes de ser servido para não correr o risco de a massa folhada ficar demasiado húmida.


Glacé:

Existem várias formas de o fazer.. ou com clara de ovo, ou com água, ou com sumo de limão. Eu prefiro cortar a doçura do açúcar com o suminho de limão.
Basta colocar à volta de 3 colheres de sopa de açúcar em pó numa taça e ir adicionando sumo de limão e mexendo até obter uma consistência espessa. Depois dependerá do seu gosto pessoal.


Montagem:

Simples e eficaz: num prato coloque uma pinta de glacé no fundo para "colar" o mil-folhas ao prato para não cair. Coloque em seguida uma fatia de massa folhada e barre-a com crème de pasteleiro e volte a colocar outra fatia de massa folhada e mais um pouco de crème e finalize com a terceira camada de massa folhada e desta vez barrada com glacé.
Agora é só degustar!


Sem comentários:

Enviar um comentário