domingo, 7 de outubro de 2012

Rüblitorte: Bolo de Cenoura Suíço


Hoje presenteio-vos com um belo, cheiroso, saborosíssimo e lindíssimo bolo de cenoura Suíço. Depois de muita pesquisa pelas minhas receitas e pelos blogs, encontrei uma receita que me agradou e que alterei ligeiramente. Acrescentei apenas 2 gemas porque me sobraram e achei que, sendo um bolo de cenoura, não poderia ser mais apropriado ficar um bocadinho mais colorido :)
Aconselho, já agora, a visitarem o site desta jovem pasteleira portuguesa (aqui) que tem óptimas receitas. Vou transcrever a receita dela tal e qual, pois foi como eu a fiz, apenas com aquela alteraçãozinha. Ah, e fiz só metade da receita porque a família é pequena :) Aqui vai a receita tal e qual como ela é.

Para 12 pessoas:
6 ovos
300 g de açúcar mascavado
300 g de farinha de amêndoa (amêndoa moída)
300 g de cenoura ralada
30 g de farinha de trigo
20 g de maizena
50 ml de leite
Raspa de meio limão

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar e polvilhar com farinha uma forma.
Bater as gemas com o açúcar até que a mistura fique espessa e esbranquiçada.
Juntar a raspa de limão e o leite e bater até que estejam perfeitamente incorporados.
Bater as claras em neve.
Envolver as claras em neve com a mistura das gemas.
Misturar suavemente as farinhas (a maizena, a farinha de trigo e a farinha de amêndoa), com movimentos de cima para baixo.
Incorporar a cenoura ralada.
Levar ao forno até que esteja cozido (comprovar com um palito).
Desenformar em quente.

Decorar com açúcar em pó ou massapão com cores.


domingo, 30 de setembro de 2012

Lulas à Moda da Minha Mãe


Receita da minha mãe e que toda a gente adora... Ela ensinou-me e eu cozinhei para ela :)

Para as lulas: 

1 kg de lulas 
Bacon ou barriga fumada q.b 
Polpa de tomate (ou molho de tomate caseiro) 
Salsa 
Cebola 
Vinho tinto 
Louro 
Pimenta 
Sal q.b 

Lave as lulas. Recheie-as com um tentáculo por cada peça mais bacon fatiado até encher e com um palito junte as extremidades para fechar. Quando tiver todas as lulas recheadas, leve-as ao lume brando a guisar com a polpa de tomate, o vinho tinto, a cebola picada, a salsa picada, uma folha de louro, pimenta moída na hora, sal a gosto e deixe guisar lentamente até ficarem cozidas. 

Acompanhe com batatas cozidas em água e sal e no fim salpique com aneth ou endro picado finamente. 

O feijão-verde foi apenas cozido em água e sal e servido com pimenta moída na hora e regado com um fio de azeite.

sábado, 29 de setembro de 2012

Rieslingtaart do Rudolph Van Veen


Mais uma receita do Chef Rudolph Van Veen, desta vez uma receita bastante original, não muito rica em açúcar, por isso leve quanto baste. É fresca e é uma boa opção para servir aos seus convidados para sobremesa. Não pesa no estômago, é fácil de fazer e é económica. O Vinho que ele utilizou na receita é o Riesling, eu utilizei vinho tinto normal porque não tinha esse mas poderá usar aquele de que mais gosta :)

Ingredientes

Massa
150 g de farinha
20 g de cacau em pó
75 g de amêndoas em flocos
3 colheres de sopa de leite
1 gema de ovo
100 g de manteiga
75 g de açúcar

Mousse
7 folhas de gelatina
4 gemas
Açúcar 160 g
375 ml de vinho Riesling
1 limão
1 laranja
250 ml de creme

Confecção

Massa
Triture no robot de cozinha a farinha, o cacau em pó e amêndoas até obter um pó fino. Faça um poço sobre a sua bancada com esse pó fino e despeje a gema de ovo e o leite no buraco. Corte a manteiga em pedaços pequenos e verta o açúcar juntamente com a manteiga também nesse buraco. Em seguida, amasse a massa até ficar consistente e embrulhe em papel filme e deixe repousar cerca de 1 hora no frigorífico.
Pré-aqueça o forno a 180 º C. Estenda a massa numa fatia circular de cerca de 4 milímetros de espessura. Asse o biscoito no forno por 15 minutos numa travessa forrada com papel vegetal.

Mousse
Mergulhe a gelatina em água fria. Misture as gemas com o açúcar. Misture um pouco de vinho Riesling pelas gemas de ovos e despeje numa panela. Adicione as raspas de 1 limão e o sumo de 1 laranja. Misture o resto do vinho Riesling e cozinhe em fogo baixo até obter uma consistência quase de iogurte
Dissolva a gelatina no preparado anterior e deixe arrefecer até engrossar.
Bata o creme até ficar como um iogurte espesso e coloque numa forma de fundo amovível e deixe ganhar firmeza no frigorífico durante pelo menos 3h.

Montagem
Quando a mousse tiver adquirido a consistência necessária, coloque o biscoito por cima dela e polvilhe com açúcar de pasteleiro por cima, para decorar. Eu cortei o biscoito em fatias iguais e coloquei por cima da mousse para ter as fatias já delineadas mas não é obrigado a fazê-lo, claro.


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Salada de Tomate e Mozarella – a eterna e perfeita combinação


Já é sabido que o tomate e a mozarella são amigos e combinam na perfeição. Eu fiz esta pequena saladinha de acompanhamento para um prato e optei por usar o tomilho em vez do manjerico, que é também um ingrediente normalmente utilizado com esta combinação de sabores. 

Os ingredientes para esta combinação tipicamente italiana são: 

1 tomate 
1 bola de mozarella 
Tomilho fresco 
Manteiga 
Alho 
Raspa de limão 
Sal q.b 

É muito básico… Corte o tomate aos cubinhos e a mozarella também e tente manter pedaços mais ou menos do mesmo tamanho. Leve uma noz de manteiga à frigideira e um dente de alho esmagado a alourar. Cuidado para não deixar a manteiga queimar. 

Verta este molho sobre a saladinha e tempere com umas pedrinhas de sal grosso e bastante tomilho fresco. Finalize com raspa de limão e com uma colher misture bem os ingredientes para os sabores se impregnarem no tomate e no queijinho.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Bolachas de Côco e Chocolate: um casamento perfeito!


Mais uma receita do meu livrinho 500 delícias de chocolate, de Lauren Floodgate. Eu alterei um pouquinho a receita porque achei que estava a massa muito seca, então acrescentei mais óleo e manteiga para ficarem fofinhas e resultou :)

Ingredientes

165 gr de farinha peneirada
15 gr de fermento em pó
110 gr de açúcar
1 ovo
2 gotas de essência de baunilha
70 gr de côco ralado
cerca de 70 gr de chocolate preto cortado grosseiramente, ou então comprem pepitas de chocolate, é mais simples
4 colheres de sopa de óleo
50  gr de manteiga

Preparação

Aquece o forno a 160ºC. Coloque farinha, fermento, açúcar, ovo, essência de baunilha, côco ralado e chocolate num copo liquidificador ou numa tigela e vá juntando o óleo - 1 colher de sopa de cada vez - , até a massa estar bem misturada, suave mas com uma textura de pão ralado. Acrescente a manteiga derretida e amasse bem. Divida a massa em 12 partes e forme bolas. Coloque-as separadas umas das outras, num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve a cozer no forno durante 10 a 12 min até estarem ligeiramente douradas. Retire do forno e com uma espátula e muito cuidado coloque-as em cima de uma grelha para arrefecerem. São muito tenrinhas e deliciosas. Experimente!

Nota: na receita original ainda levam uma cobertura de chocolate preto por cima, como se fosse um topping. Derrete-se chocolate culinário em banho-maria e com um pincel pincela-se toda a superfície de cima da bolacha. Depois derrete-se chocolate branco em banho-maria igualmente e desenham-se linhas por cima do chocolate preto já arrefecido (solidificado) para dar um ar mais artístico. No entanto, as bolachas tinham de viajar para a Suíça, juntamente com os muffins que publiquei anteontem e, por isso, não levaram cobertura de chocolate para se conservarem melhor :)


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Simplesmente DE-LI-CIOSOOO


E são as coisas mais simples que fazem a diferença... Esta saladinha é uma invenção minha de última hora e é tão simples, tão rápida de se fazer e tão boa que não vai acreditar. Experimente e depois diga...

Ingredientes:

Couve branca finamente cortada
Maçã
1 noz generosa de manteiga
1 + 1/2 colher de sobremesa de mel
1 + 1/2 chávena de café de côco ralado
Sal q.b

Really simple!...

Pique a couve branca finamente. Corte a maçã aos cubos e coloque o côco numa frigideira a grelhar um pouco. Deixe-o tostar até ficar em tons de castanho claro e retire do fogo.
Leve a maçã e a couve branca à frigideira a saltear na noz de manteiga e tempere com umas pedrinhas de sal grosso. Quando a couve estiver amolecida e a maçã ligeiramente grelhada adicione o mel e envolva bem os ingredientes. Agora pode tirar do fogo e adicione o côco ralado e envolva tudo muito bem.
Está pronto a servir!
Pode ser comida fria ou quente. É uma delícia agridoce que pode servir de acompanhamento para uma carne ou um peixe, ou pode ser a sua refeição principal com um arroz basmati, por exemplo e umas uvas passas e nozes. É uma maravilha, experimente e depois diga-me :)

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Queques Cappuccino


Receita retirada do livro 200 receitas bolo e bolachas, de Sara Lewis.

O aspecto final destes queques normalmente deveria ser outro. Deveriam ser cortados a meio e levar uma camada de chantilly no meio e um pompom de chantilly por cima com raspas de chocolate mas, visto que estes doces tinham de viajar até à Suíça, não era apropriado colocar cremes nem cortá-los a meio para que se estragassem pelo caminho. De qualquer forma, apresento aqui a receita completa, tal e qual como vem no livro. Enjoy!

Quantidade: 12

Ingredientes

3 c. chá de café instantâneo
2 c. chá de água a ferver
175 gr de margarina amolecida
175 gr de açúcar mascavado claro (usei açúcar normal)
175 gr de farinha com fermento
1/2 c. chá de fermento em pó
3 ovos

Para decorar

300 ml de natas para bater
75 gr de raspas de chocolate preto ou branco

Confecção:

Dissolva o café em água a ferver.
Bata os restantes ingredientes para os queques até obter uma massa suave. Misture o café dissolvido em água e bata. Divida a massa uniformemente pelos 12 buracos de uma forma para queques, previamente untados e com a base forrada, e alise a parte de cima.

Leve ao forno previamente aquecido a 180º C, gás 4, durante 12-14 minutos, até terem crescido bem e volte à forma inicial quando pressionados suavemente com a ponta de um dedo. Deixe arrefecer na forma durante 5 min, em seguida solte os lados, desenforme os queques para uma grelha e remova o papel antiaderente. Deixe-os arrefecer.

Vire os queques para cima e parta-os ao meio horizontalmente. Bata as natas até ficarem consistentes e recheie os queres. Cubra-os com as natas restantes e enfeite com as raspas de chocolate. Devem ser consumidos entre 2 a 3 dias. Sem as natas podem conservá-los uma semana se fechados hermeticamente.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Crème de Atum em Cama de Tomate e Salada de Feijão e Pepino


Refeição rápida, económica e sobretudo saborosa. Não tem sabedoria nenhuma… Fui ver o que havia de ser gasto no frigorífico e deixei a minha imaginação fazer o resto! 

Para a Cama de Tomate é simples: 

Tomate coração-de-boi 
Sal grosso q.b 
Tomilho fresco 

É só cortar o tomate às fatias e polvilhar com sal a gosto e folhas de tomilho frescas. 

Para o Crème de Atum

1 lata de atum 
Couve branca cortada fininha 
2 gemas de ovo cozidas 
Maionese 
Sumo de limão 

Esmague as gemas de ovo e o atum numa tigela, adicione a couve branca picadinha e junte maionese a gosto e envolva bem os ingredientes. No fim acrescente umas gotinhas de limão e “barre” por cima do tomate. 

Para a Salada de Feijão e Pepino

Feijão cozido 
Salsa 
Pepino 
Azeite 
Vinagre 
Vinho Tinto 
Sal q.b 

Pique a salsa bem picadinha, corte o pepino às rodelas ou aos quartos, como quiser e numa tigela misture estes ingredientes com o feijão e agora faça o molho: fio de azeite, umas gotas de vinagre, uma colher de sopa de vinho tinto e uma pitada de sal grosso. Misture bem os ingredientes e regue a salada com o molho. O toque do álcool dá-lhe um sabor especial :)

domingo, 23 de setembro de 2012

Cascas de Laranja Cristalizadas


É uma óptima forma de aproveitar as cascas das laranjas que come sem ter de ir ao hipermercado comprar cascas de laranja cristalizadas industriais (e caras por sinal).
A receita é muuuito simples:

Ingredientes

Casca de 2 laranjas
1/2 chávena de açúcar
1/4 de chávena de água
Açúcar refinado

Corte as cascas das laranjas em tiras com cerca de 0,5 cm de largura. Coloque-as numa caçarola e cubra com água fria. Deixe levantar fervura e depois escorra. Repita esta operação de levantar fervura e escorrer cinco vezes. Coloque o açúcar e a água numa caçarola, deixe levantar fervura e cozinhe durante 5 min.
Adicione as cascas escorridas à caçarola e cozinhe em lume brando, até o xarope ser absorvido pelas cascas. Enquanto ferve, mexa com cuidado para não quebrar as casas. Leva cerca de 15 min.
Disponha as cascas numa única camada sobre uma folha de alumínio polvilhada com açúcar refinado e polvilhe as cascas em seguida com mais açúcar.
Deixe secar, virando-as e polvilhando-as com açúcar, se necessário. Demoram 3 dias a secar, dependendo do estado do tempo. Pode colocá-las no forno desligado, depois de ter sido anteriormente ligado na preparação de outro prato. Assim secarão mais depressa.

Receita retirada  do livro Boa Mesa - Conservas Doces e Salgadas para Todo o Ano, Caras Especial

sábado, 22 de setembro de 2012

Massa de Sabores Mediterrânicos

E para hoje reservei uma massinha muito gostosa e fácil de fazer. Para os apreciadores de pasta, aqui vai a receita!

Ingredientes:

Massa - qualquer uma... eu usei estas conchas grandes porque o recheio acaba por entrar nelas e ficam mais saborosas, quase como se fossem mini canellonis
Alcaparras
Azeitonas
Queijo fresco e emmental
Pimento vermelho
2 gemas
Sementes de sésamo
Manjerico fresco
Ervas de Provence
Sal q.b
Azeite

Preparação:

Coza a massa al dente em água com sal e reserve.
Corte bastante pimento vermelho aos cubos grosseiros e leve-os à frigideira bem quente e a saltear em azeite e tempere com sal e ervas de Provence. Quando ganharem alguma cor pode retirar do lume e adicionar azeitonas descaroçadas e alcaparras a gosto e misture os ingredientes e reserve.
Numa tigela coloque o conteúdo de uma embalagem de queijo fresco e bata 2 gemas e verta-as no queijo. Adicione o queijo emmental a gosto (eu pus bastante).
Agora junte a massinha que reservou à mistura de pimento, alcaparras e azeitonas. É bom que junte este preparado na mesma frigideira onde salteou os legumes. Misture agora o preparado de queijo e envolva bem os ingredientes e leve a lume brando só para cozinhar um pouco.
É a altura de reajustar os temperos e verificar se necessita de mais sal.
Termine o prato colocando esta massinha num prato de ir ao forno e polvilhando algum queijo emmental por cima, algumas sementes de sésamo e mais ervas de Provence. Leve ao forno 10 min a 180ºC e quando retirar do forno adicione manjerico fresco a gosto.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Bolachas com recheio de compota de pêssego


Receita básica das bolachas de Rudolph Van Veen, do canal 24Kitchen. São fáceis de fazer, económicas e agradam a todos! São tenrinhas e conservam-se muito tempo se fechadas hermeticamente.

Ingredientes:

Raspa de 1 limão
125 g de açúcar refinado
200 g de manteiga
1 gema de ovo
1 pitada de sal
250 g de farinha
Compota de fruta à sua escolha

Preparação:

Rale a casca do limão. Misture o açúcar com a manteiga, gema de ovo, as raspas de limão e sal. Adicione a farinha e amasse até obter uma massa lisa. Deixe-a repousar cerca de meia hora no frigorífico.
Entretanto, pré-aqueça o forno a 170 ºC. Faça da sua massa um rolo e corte fatias iguais com espessura de um dedo, dispondo as rodelas de massa num tabuleiro de forno previamente revestido de papel vegetal. 
Com o polegar, faça um buraquinho no meio de cada bolacha e coloque um bocadinho de compota de fruta, eu usei compota de pêssego. Pode levá-las ao forno sem nada mas a compotinha dá um sabor extra. Asse as bolachas no forno durante 15 minutos aproximadamente (até dourar).


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Strudel de Abóbora - Receita da Betty Bossi


Esta receita data de 9 de Outubro de 1997 e vem da revista Betty Bossi, que a minha mãe assinava mensalmente. É uma empresa que se dedica a tudo o que diz respeito às donas de casa, desde culinária, dicas de decoração, jardinagem, etc... A qualidade do material que disponibilizam é inegável.
Deixo-vos aqui a receita do Strudel vegetariano de abóbora que é uma delícia! Apresento as quantidades que eles indicam na revista (eu faço sempre metade da receita).

Massa:
250 gr de farinha
1/2 colher de café de sal
1 ovo
3 colheres de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de vinagre
5 colheres de sopa de água
Manteiga ou gema de ovo para pincelar o strudel (eu usei a gema para colar as sementes de sésamo, que não constam da receita)

Preparação:
Misture a farinha e o sal numa tigela. Misture o ovo, o azeite, o vinagre, a água e adicione aos ingredientes secos. Misture bem todos os elementos até obter uma massa elástica. Amasse bem a sua massa e forme uma bola e deixe repousar 30 min à temperatura ambiente.

Recheio:
1 cebola picada
1 colher de sopa de manteiga
800 gr de abóbora raspada (como se fosse cenoura raspada) - eu usei metade da quantidade de abóbora e cortei uma maçã aos cubos para ter um recheio que não soubesse demasiado a abóbora, contrabalançando assim os sabores
200 gr de queijo estilo queijo da Ilha ou parmesão (desde que seja salgado é o que interessa. Eu usei tête-de-moine)
Tomilho fresco q.b
Sal q.b
Pimenta

Leve a cebola à frigideira a alourar um pouquinho na manteiga e adicione a abóbora, deixando cozinhar por 2 min e tempere com sal, pimenta e o tomilho (pouco sal porque usará queijo salgado). Pode adicionar umas gotas de limão se quiser e, finalmente, retire do fogo e adicione o queijo envolvendo tudo muito bem, assim ele derreterá ligeiramente.

Entretanto, com o rolo da massa estenda um rectângulo e, por baixo da massa, coloque uma toalha polvilhada em farinha.
Coloque o recheio ao longo de uma das extremidades do rectângulo e, como se fosse um rolo, puxe delicadamente a toalha para enrolar o seu strudel. Antes de chegar ao fim, dobre as pontas para dentro, como se fosse uma prenda de Natal :p
Com um pincel passe a gema de ovo batida ou a manteiga derretida por todo o strudel e polvilhe sementes de sésamo ou outras se quiser.
Leve ao forno a 200ºC durante 20 min até dourar.

Molho de ervas:
1 cebola finamente picada
2 dentes de alho esmagados
1 colher de sopa de manteiga
1 1/2 dl de vinho branco
1,8 dl de natas
Sal, pimenta e umas gotas de limão
4 colheres de sopa de mistura de ervas finamente picadas (por exemplo tomilho, salsa, manjerico, alecrim, orégãos, erva funcho)

Leve à frigideira o alho e a cebola a refogar na manteiga e molhe com o vinho e deixe reduzir. Adicione as natas e incorpore os restantes ingredientes, temperando a gosto com o sal, a pimenta e o sumo de limão. Sirva o molho à parte, para regar o strudel.


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Semi-frio de Pêssego - mais fruta caseira e muito, muito saborosa


Como já repararam, aqui em casa o que não faltam são árvores de fruto e, por isso, com os excedentes fazem-se sobremesas e também se aproveita para complementar um prato principal, como viram na receita anterior (a salada com pêssego: o agridoce está na moda :p ).
Esta sobremesa é muito simples de se fazer e podem aproveitar para confeccioná-la no dia anterior, se não tiverem tempo e se precisarem de estar livres para outra coisa. Até podem fazê-la, congelá-la e só descongelá-la umas horas antes de a quererem consumir.

Ingredientes:

240 gr de puré de pêssego (feito em casa mas pode ser comprado)
1 pacote (200 ml) de natas para bater 
1 colher de sopa de leite condensado 
3 folhas de gelatina 
150 gr de bolacha maria 
100 gr de manteiga

Confecção:

  1. Esmague a bolacha maria com um rolo de massa ou num robot de cozinha e adicione a manteiga ligeiramente amolecida e misture tudo bem amassando ou com as mãos ou misturando com o robot de cozinha.
  2. Coloque esta mistura no fundo de uma forma, pressionando bem e espalhando bem o preparado por toda a superfície (eu usei uma em silicone, é mais simples para desenformar mas podem untar uma forma qualquer com óleo e na hora de desenformar podem mergulhar 1 segundo a forma em água fervida e o semi-frio sairá direitinho). Reserve no frigorífico.
  3. Numa tigela com água fria, coloque as folhas de gelatina a amolecer. Entretanto, leve o puré de pêssego a aquecer em lume brando, adicionando-lhe a colher de sopa de leite condensado e mexendo. Deixe aquecer ligeiramente e retire do lume. Esprema bem as folhas de gelatina para retirar a água e coloque no puré e mexa bem até elas se dissolverem. Reserve.
  4. Bata as natas em castelo firme (convém tê-las no frigorífico pelo menos 3h antes de as bater, para ficarem firmes) e envolva-as progressivamente no preparado de puré. Misture bem o preparado e coloque dentro da forma.
  5. O semi-frio deverá ir ao frigorífico pelo menos 6h para ganhar firmeza.

Sugestão: quem diz puré de pêssego diz puré de outra fruta qualquer. Use a que mais gosta. O que interessa é manter as proporções e terá a firmeza necessária para degustar esta sobremesa fresca e leve.

Nota: o meu semi-frio ficou com este efeito marboreado porque eu não esmaguei bem todos os pedaços de pêssego, por gostar de sentir alguns bocados. Se gostar mais do puré todo passado basta triturá-lo na perfeição com a varinha mágica, mas no final o resultado será uniforme, não terá este visual :)


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Escalope de Vaca sobre Crostini com Puré d’Alho e Vinho



Inventei este crostini para satisfazer o paladar da minha família. Já sabemos que os crostini são fatias de pão torradas e recheadas com diferentes ingredientes. Podem ser muito variados, dependendo dos gostos. Eu optei por fazer algo diferente… 

Para dois crostini grandes os ingredientes são: 

2 fatias grossas de broa 
3 a 4 dentes de alho 
1 colher de sopa de vinho tinto (pode ser branco consoante as preferências) 
Salsa picada 
3 escalopes de vaca 
Alcaparras 
Sal 

Então é simples: 

Coza os alhos em água e desfaça-os em puré e acrescente o vinho e tempere com umas pedrinhas de sal este puré. 
Pique a salsa e regue-a com umas gotinhas de vinho e reserve. 
Leve os escalopes de vaca à frigideira sem gordura nenhuma a grelhar, só com umas pedrinhas de sal. 
Retire a carne do fogo e coloque as fatias de broa a grelhar por cima do molho que ficou da carne. 

Agora pode montar o seu crostini

Barre o pão com o puré d’alho e corte tirinhas fininhas dos escalopes, colocando-as por cima do pão. Em seguida espalhe a salsa picada por cima e coloque alcaparras a gosto por cima da salsa.

Para acompanhar fiz uma salada agridoce. Os ingredientes são: 

Alface 
Pepino 
Pêssegos 
Iorgurte natural 
Sumo de limão 
Sal q.b 
Maçã cortada aos cubos pequeninos 

Lave e corte a alface e coloque numa saladeira. Descasque os pêssegos e corte pedaços pequenos para dentro da saladeira e misture-os com a alface e acrescente o pepino já descascado e cortado. Misture estes ingredientes e tempere com sal grosso a gosto. 


À parte faça o molho: basta meio iogurte natural bem batido e 2 a 3 colheres de sopa de sumo de limão e misturar a maçã cortada aos cubos. Coloque o molho por cima da salada e envolva todos os ingredientes muito bem. Já tem uma salada com um toque docinho da fruta!


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Bolachinhas em Espiral


Esta receita sai directamente não do forno mas do livro 500 delícias de chocolate :)
São simples de confeccionar e são tão tenrinhas e gostosas que não conseguirá parar de comer! 

Massa de baunilha

125 gr manteiga sem sal 
125 gr açúcar em pó (eu usei açúcar normal, granulado) 
4 gotas de essência de baunilha 
½ gema de ovo batida 
175 gr farinha sem fermento e peneirada 

Massa de chocolate

125 gr manteiga sem sal 
125 gr açúcar em pó 
½ gema de ovo batida 
165 gr farinha sem fermento e peneirada 
28 gr cacau em pó 

Preparação

Aqueça o forno a 180ºC e forre 2 tabuleiros com papel vegetal. Numa tigela média bata a manteiga com o açúcar até obter uma massa homogénea e junte a essência de baunilha, a gema batida e a farinha até conseguir uma massa suave. 
Noutra tigela prepare a massa de chocolate da mesma forma e amasse cada uma das massas separadamente. Deixe-as repousar durante 30 min no frigorífico. 

Montagem

Estenda cada uma das massas em rectângulos com 25 x 18 cm. Pincele a massa de baunilha com leite e coloque por cima a massa de chocolate. Pressione uma massa contra a outra de forma suave para obter uma só peça. Enrole-a do lado mais pequeno para formar uma espiral e deixe repousar no frigorífico durante outros 30 min. 

Corte o rolo em 24 a 30 fatias e coloque-as no tabuleiro mantendo uma distância de 4 cm entre elas senão poderão colar-se durante a cozedura. Leve a cozer no forno durante 10 a 12 min até alourarem. Retire do forno e deixe arrefecer durante 5 min e coloque-as sobre uma rede de bolos até ficarem totalmente frias. A massa crua conserva-se 7 dias no frigorífico e se quiser por congelá-la e usar mais tarde. Experimente porque vale a pena e é tão simples! As crianças vão adorar e os adultos também!


domingo, 16 de setembro de 2012

Gratinée Parisienne

Receita inspirada num livro antigo que tenho em casa: La Bonne Cuisine Française de Marie Claude Brisson.



Ingredientes: 

Cebola 
Pão tostado 
Castanhas pré-cozidas 
½ cubo de Maggi 
Queijo Emmental ralado 
1 gema de ovo 
Pimenta 
Alecrim picado finamente 
Azette 
Vinho tinto 

Pique a cebola e refogue-a num fio de azeite durante 2 min. Seguidamente, coloque ½ cubo de caldo de carne Maggi (ou outro da sua preferência) e ½ copo de água a ferver na caçarola onde refogou a cebola. Adicione 1 colher de sopa de vinho tinto. 

Montagem: 

Coloque numa travessa de ir ao forno as fatias de pão tostado e coloque por cima a cebola. Espalhe dos lados e por toda a volta as castanhas já pré-cozidas. 
Numa tigela misture com a gema de ovo a quantidade de queijo suficiente para cobrir cada fatia de pão e cubra-o com esta mistura. 
Salpique com alecrim picado toda a superfície do seu preparado e adicione pimenta moída na hora. Regue as fatias de pão com o molho preparado anteriormente (o do Maggi com o vinho). 
Leve ao forno no modo grill durante 10 min ou até dourar.

sábado, 15 de setembro de 2012

Macarons - La Spécialité Française

Uma das minhas maiores conquistas e desafios culinários... os macarons! Fí-los especialmente para a minha mãe, que adora estes doces em miniatura.
A receita que segui é a de um Chef canadiano, o Ricardo Larrivée. Descobri-o na TV5 Monde e fiquei fã!
A receita dele é simples de seguir e o resultado superou as minhas expectativas.
Aqui deixo-vos a receita dos macarons.


Ingredientes:

250 ml (1 cháv.) de amêndoa moída
180 ml (3/4 cháv.) de açúcar pasteleiro
3 claras de ovo
2,5 ml (1/2 c. de sobremesa) de corante alimentar à sua escolha
125 ml (1/2 cháv) de açúcar granulado
75 ml (1/3 cháv) de puré de fruta para o recheio ou então crème pasteleiro num sabor à sua escolha


  1. Prepare dois tabuleiros de ir ao forno com papel vegetal.
  2. No robot de cozinha, reduza a amêndoa moída e o açúcar pasteleiro num pó fininho. 2 a 3 min chegam. Peneire pelo menos 1 vez este preparado e reserve.
  3. Numa tigela, bata as claras em castelo até à formação de picos fofos e adicione o corante alimentar continuando a bater as claras. Adicione progressivamente o açúcar granulado batendo constantemente até obter picos firmes. Com a ajuda de uma espátula, incorpore o preparado que reservou anteriormente, ou seja, o preparado de amêndoa e açúcar pasteleiro misturados e peneirados, e envolva estes ingredientes delicadamente até que o merengue "caia" e fique ligeiramente mole.
  4. Com a ajuda de um saco de pasteleiro, forme a "casca" dos macarons com 2,5 cm de diâmetro, espaçando-os de 5 cm aproximadamente (a massa vai cair um ligeiramente e, caso não caia, é porque não está bem misturada o suficiente). Deixe os seus macarons repousar à temperatura ambiente durante 1h30 (é importante esperarem tanto tempo para formarem uma crosta à superfície).
  5. Após a espera, coloque o tabuleiro no centro do forno pré-aquecido a 180ºC e coza os macarons (um tabuleiro de cada vez), durante 10 a 12 min com a porta do forno entreaberta (com uma colher de pau a segurá-la para haver entrada de ar). Os macarons não devem ficar dourados.
  6. Deixe-os arrefecer completamente. Para montá-los basta aplicar uma fina camada de marmelada ou puré de fruta numa das cascas de macaron e colar outra casca para formar o seu bombom. Quem diz puré de fruta diz crème com sabor a limão, café, chocolate, praliné, caramelo, framboesa, etc etc... Eu fiz um crème de framboesa e rum e fiz uma ganache de chocolate e rum.
  7. Os macarons conservam-se fechados hermeticamente e sem recheio durante 1 mês e com recheio durante 2 semanas. Podem ser congelados também.


Para quem quiser rechear com crème de pasteleiro a receita é simples e já foi publicada aqui. Depois é só variar o sabor caso não queiram com sabor a café podem comprar essência de limão, baunilha, morango ou fazer um crème de chocolate que é derreter chocolate em natas e adicionar manteiga até obter um crème consistente. Há tantas opções... Se tiverem dúvidas ou quiserem uma receita em especial é só pedir!
Bon appétit!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Pastéis com sabor a Caril: transformar as sobras num manjar!


Quem disse que as sobras não são boas de se comer? Eu aproveito tudo! E com as sobras da carne cozida do dia anterior, optei por fazer uns pastéis que incluíram também legumes.
A massa fiz eu, claro, mas como já disse podem comprá-la já feita. Na minha opinião não há nada mais saboroso do que a massinha feita em casa mas é uma questão de comodidade, tempo e paciência. Ah! E amor...

Para a massa:

130 gr farinha
50 gr manteiga à temperatura ambiente
Sal q.b
4 colheres de sopa de água fria
1 gema de ovo

Num recipiente coloque a farinha e uma pitada de sal grosso e a manteiga e a gema de ovo. Vá amassando todos os ingredientes e quando começarem a ganhar consistência adicione a água. Se vir que está muito pegajosa adicione pouca farinha de cada vez, mas convém que não adicione, para manter a massa bem fofinha e gostosa.
Depois de bem amassada, leve-a a repousar 30 min no frigorífico. Enquanto isso acontece, prepare o recheio:

Carne já cozinhada (porco, vaca, frango, perú, etc... o que preferir)
Abóbora manteiga
Pimento vermelho
Caril em pó
Azeite
Sal q.b

Confecção:

Corte o pimento às tiras e depois aos cubinhos. Raspe a abóbora no raspador da cenoura para ficar fininha e corte a carne em pedaçinhos pequenos, como se fosse desfiá-la praticamente.
Numa frigideira com um fio de azeite salteie primeiro o pimento até ganhar uma corzinha e adicione a abóbora e deixe cozinhar por 1 min. Seguidamente acrescente 1 colher de sobremesa de caril em pó e uma pitada de sal e adicione a carne ao preparado. Misture bem todos os ingredientes e reserve.

Montagem:

Estenda a massa entre duas folhas de papel filme, para não usar farinha na bancada e poderá cortá-la em dois círculos e colocar o recheio num e cobrir o pastel com o outro círculo; ou então poderá optar por fazer a forma normal dos pastéis, que consiste em cortar um círculo e rechear o pastel a meio e dobrar a massa como se fosse uma folha ou um envelope. Com as pontas dos dedos dobre a massa dos rebordos para dentro para selar os pastéis e polvilhe-os com orégãos. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C durante 20 min e é só degustar os pastéis fait maison! (caseiros!).