Quem disse que as sobras não são boas de se comer? Eu aproveito tudo! E com as sobras da carne cozida do dia anterior, optei por fazer uns pastéis que incluíram também legumes.
A massa fiz eu, claro, mas como já disse podem comprá-la já feita. Na minha opinião não há nada mais saboroso do que a massinha feita em casa mas é uma questão de comodidade, tempo e paciência. Ah! E amor...
Para a massa:
130 gr farinha
50 gr manteiga à temperatura ambiente
Sal q.b
4 colheres de sopa de água fria
1 gema de ovo
Num recipiente coloque a farinha e uma pitada de sal grosso e a manteiga e a gema de ovo. Vá amassando todos os ingredientes e quando começarem a ganhar consistência adicione a água. Se vir que está muito pegajosa adicione pouca farinha de cada vez, mas convém que não adicione, para manter a massa bem fofinha e gostosa.
Depois de bem amassada, leve-a a repousar 30 min no frigorífico. Enquanto isso acontece, prepare o recheio:
Carne já cozinhada (porco, vaca, frango, perú, etc... o que preferir)
Abóbora manteiga
Pimento vermelho
Caril em pó
Azeite
Sal q.b
Confecção:
Corte o pimento às tiras e depois aos cubinhos. Raspe a abóbora no raspador da cenoura para ficar fininha e corte a carne em pedaçinhos pequenos, como se fosse desfiá-la praticamente.
Numa frigideira com um fio de azeite salteie primeiro o pimento até ganhar uma corzinha e adicione a abóbora e deixe cozinhar por 1 min. Seguidamente acrescente 1 colher de sobremesa de caril em pó e uma pitada de sal e adicione a carne ao preparado. Misture bem todos os ingredientes e reserve.
Montagem:
Estenda a massa entre duas folhas de papel filme, para não usar farinha na bancada e poderá cortá-la em dois círculos e colocar o recheio num e cobrir o pastel com o outro círculo; ou então poderá optar por fazer a forma normal dos pastéis, que consiste em cortar um círculo e rechear o pastel a meio e dobrar a massa como se fosse uma folha ou um envelope. Com as pontas dos dedos dobre a massa dos rebordos para dentro para selar os pastéis e polvilhe-os com orégãos. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C durante 20 min e é só degustar os pastéis fait maison! (caseiros!).
Sem comentários:
Enviar um comentário