Esta receita data de 9 de Outubro de 1997 e vem da revista Betty Bossi, que a minha mãe assinava mensalmente. É uma empresa que se dedica a tudo o que diz respeito às donas de casa, desde culinária, dicas de decoração, jardinagem, etc... A qualidade do material que disponibilizam é inegável.
Deixo-vos aqui a receita do Strudel vegetariano de abóbora que é uma delícia! Apresento as quantidades que eles indicam na revista (eu faço sempre metade da receita).
Massa:
250 gr de farinha
1/2 colher de café de sal
1 ovo
3 colheres de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de vinagre
5 colheres de sopa de água
Manteiga ou gema de ovo para pincelar o strudel (eu usei a gema para colar as sementes de sésamo, que não constam da receita)
Preparação:
Misture a farinha e o sal numa tigela. Misture o ovo, o azeite, o vinagre, a água e adicione aos ingredientes secos. Misture bem todos os elementos até obter uma massa elástica. Amasse bem a sua massa e forme uma bola e deixe repousar 30 min à temperatura ambiente.
Recheio:
1 cebola picada
1 colher de sopa de manteiga
800 gr de abóbora raspada (como se fosse cenoura raspada) - eu usei metade da quantidade de abóbora e cortei uma maçã aos cubos para ter um recheio que não soubesse demasiado a abóbora, contrabalançando assim os sabores
200 gr de queijo estilo queijo da Ilha ou parmesão (desde que seja salgado é o que interessa. Eu usei tête-de-moine)
Tomilho fresco q.b
Sal q.b
Pimenta
Leve a cebola à frigideira a alourar um pouquinho na manteiga e adicione a abóbora, deixando cozinhar por 2 min e tempere com sal, pimenta e o tomilho (pouco sal porque usará queijo salgado). Pode adicionar umas gotas de limão se quiser e, finalmente, retire do fogo e adicione o queijo envolvendo tudo muito bem, assim ele derreterá ligeiramente.
Entretanto, com o rolo da massa estenda um rectângulo e, por baixo da massa, coloque uma toalha polvilhada em farinha.
Coloque o recheio ao longo de uma das extremidades do rectângulo e, como se fosse um rolo, puxe delicadamente a toalha para enrolar o seu strudel. Antes de chegar ao fim, dobre as pontas para dentro, como se fosse uma prenda de Natal :p
Com um pincel passe a gema de ovo batida ou a manteiga derretida por todo o strudel e polvilhe sementes de sésamo ou outras se quiser.
Leve ao forno a 200ºC durante 20 min até dourar.
Molho de ervas:
1 cebola finamente picada
2 dentes de alho esmagados
1 colher de sopa de manteiga
1 1/2 dl de vinho branco
1,8 dl de natas
Sal, pimenta e umas gotas de limão
4 colheres de sopa de mistura de ervas finamente picadas (por exemplo tomilho, salsa, manjerico, alecrim, orégãos, erva funcho)
Leve à frigideira o alho e a cebola a refogar na manteiga e molhe com o vinho e deixe reduzir. Adicione as natas e incorpore os restantes ingredientes, temperando a gosto com o sal, a pimenta e o sumo de limão. Sirva o molho à parte, para regar o strudel.