segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Battenberg: Toque Doce e Ácido

Hoje reservei-vos um docinho com um toque ácido e fresco da framboesa...



Esta é mais uma receita do Chef Rudolph Van Veen. Eu não a segui à risca porque no final de fazer esta pequena maravilha ainda tinha de embrulhá-la em maçapão, coisa que eu não fiz. Além de eu achar que ficaria muito enjoativo, a receita é deliciosa só assim e também menos calórica! Mas, para quem quiser fazê-la até ao fim, eu deixo a receita completa e cada um fará o que achar melhor com a informação :)

Para a massa deste doce necessita de:

30 gr de manteiga
3 claras de ovo
3 gemas de ovo
60 gr de açúcar
60 gr de farinha

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Derreta a manteiga e bata as claras em castelo com metade do açúcar, ou seja, com 30 gr de açúcar até formar picos firmes. Coloque uma panela com água ao lume e bata as gemas com o restante açúcar numa tigela em banho-maria até começar a criar espuma. Misture as gemas às claras muito delicadamente e junte a farinha e a manteiga que aqueceu previamente.
Unte uma forma quadrada ou rectangular e verta a massa na forma. Leve o bolo durante aproximadamente 15 min ao forno até dourar. Convém vigiar. Quando retirar o bolinho do forno deverá desenformá-lo e deixá-lo arrefecer. Depois de frio, corte-o ao meio para poder em seguida rechear com o crème.

Para o crème de manteiga os ingredientes necessários são:

1 vagem de baunilha (eu usei 5 gotinhas de essência de baunilha, muito mais barato!)
75 ml de leite
15 gr de açúcar
1 gema
1 colher de sopa rasa de farinha
75 gr de manteiga
18 gr de açúcar em pó
Geleia ou compota de framboesa (eu usei compota caseira com framboesas do meu quintal :) )

Para preparar este crème deverá levar o leite a levantar fervura com metade do açúcar e as sementes de baunilha (ou essência) adicionadas a este líquido. Entretanto, bata a gema com a outra metade do açúcar que restou e adicione a colher de sopa de farinha. Quando o leite tiver levantado fervura, pode adicionar o preparado anterior ao líquido mexendo sempre muito bem e deixando cozinhar em lume brando até engrossar e ficar com a consistência de um crème de pasteleiro. Após esta operação, coloque o crème numa travessa fria e deixe arrefecer.
Seguidamente, bata a manteiga (à temperatura ambiente) com o açúcar em pó até obter um preparado fofo e, quando o crème de pasteleiro estiver frio, junte-o ao preparado da manteiga batendo tudo muito bem com a batedeira, ou à mão, para criar músculo :)



Montagem:

Já com o bolo dividido a meio, barre a metade inferior com a geleia ou compota de framboesa. Quanto à metade superior do bolo, barre com o crème de manteiga, do lado que ficará da parte de dentro, ou seja, em contacto com a framboesa. Junte as duas metades e corte o bolo em fatias rectangulares ou quadradas, como preferir.
Para decorar eu usei açúcar em pó que polvilhei por cima.

Para aqueles que quiserem seguir a receita do Chef Rudolph até ao fim, falta a camada de maçapão que envolve os bolinhos. Para isso necessitam de:

240 gr de amêndoas
300 gr de açúcar em pó
1 clara de ovo
1 colher de chá de água de rosas (penso que isto é facultativo, se não tiverem também não faz mal!)

Então, para o revestimento leve as amêndoas ao robô de cozinha para as transformar em pó. Após terem sido trituradas, adicione o açúcar em pó e volte a misturar estes dois ingredientes no robô. Finalmente, adicione a clara de ovo e a água de rosas e volte a accionar o robô de cozinha até formar uma pasta compacta. É assim que se faz o maçapão. Pelo menos é uma das maneiras de se fazer! Retire a massa da máquina e amasse com as mãos. Estenda o maçapão  com um rolo de cozinha até obter uma camada de aproximadamente 1 cm de altura  e corte fatias longitudinais.
Finalmente, coloque um bolinho (com muito cuidado) numa extremidade de uma fatia de maçapão e enrole-o nesta massa.
No final deste procedimento vai obter uma espécie de caixinha de maçapão. O Chef Rudolph ainda molha cada ponta do bolinho em chocolate que derrete previamente em banho-maria. Eu sinceramente prefiro o bolinho simples mas, se quiser algo mais original, poderá fazer a versão dele estilo sandwich :)

Conservam-se lindamente no frigorífico. Diria 3 a 4 dias mas não resistirão a comê-los bem antes disso!



Sem comentários:

Enviar um comentário