domingo, 9 de setembro de 2012

Riz à l'Incarom - Arroz Doce de Café


Incarom é uma marca de um café instantâneo da Nestlé, que não é comercializado cá. Penso que só se vende na Suíça. Para mim é o melhor café que existe, mas a cada um os seus gostos. Se tiverem curiosidade, deixo aqui um link para pesquisarem: Café Incarom.
Como aqui em casa adoramos tudo o que seja com sabor a café, decidi fazer este arroz doce de Incarom.
A receita é simples e com ele pode ter a certeza que surpreenderá os seus convidados, pela sua originalidade. É claro que pode utilizar a marca de café instantâneo que mais lhe agrada!

Ingredientes (6 porções):

1 lt de água
150 gr de arroz
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de açúcar
Essência de baunilha
3 gemas de ovo
100 gr de açúcar
3 colheres de sopa de água quente
5 colheres de sopa rasas de café instantâneo, eu usei o Incarom
3 dl de leite
6 folhas de gelatina, previamente amolecidas em água fria



Ferva a água e coza o arroz nela durante 5 min até atingir o ponto de ebulição. Seguidamente coe o arroz e passe-o em água fria para parar a cozedura e volte a coar.
Agora coza em lume brando o arroz dentro do leite durante 30 min com o sal e as 3 colheres de sopa de açúcar e umas gotas de essência de baunilha. Vá mexendo de vez em quando.
À parte, bata as gemas de ovo em mousse com os 100 gr de açúcar, a água quente e o café. Escorra as folhas de gelatina previamente amolecidas na água fria e dilua-as no preparado de café que fez anteriormente, se necessário adicione mais uma colher de sopa de água quente para diluir bem a gelatina e mexa tudo muito bem.
Verta este preparado no seu arroz e envolva todos os ingredientes muito bem. Coloque as porções de arroz em forminhas individuais ou numa forma grande e leve ao frigorífico a solidificar no mínimo 3 a 4h (se estiver em formas individuais, se for numa forma grande terá de solidificar mais tempo, talvez 6h). Para desenformar poderá passar durante 1 seg em águá quente a forma e o arroz sairá direitinho. Agora é só degustar com um café ao lado! Hummm...
O moranguinho é do meu quintal :)



Sem comentários:

Enviar um comentário