terça-feira, 11 de setembro de 2012

Tarte Tutti-Frutti: aproveitar a fruta do quintal


Aqui em casa nada se deita fora, tudo se aproveita! A fruta do quintal é transformada ou em compota, ou em puré, ou em geleia para usar nas mais variadas receitas.
Esta tarte tem pêras, bananas e maçãs que foram cozinhadas com um pouquinho de açúcar e pau de canela para aromatizar. Desta compota eu fiz esta tarte. Foi só preparar a massinha e rechear :)

Ingredientes:

Compota de frutas variadas (caseira ou do hipermercado)
1 cháv de café de flocos de aveia
3 colheres de sopa de amêndoa grosseiramente ralada
1 colher de sopa de açúcar

Para a massa:

150 gr de farinha
100 gr de manteiga
75 gr de açúcar
1 ovo

Numa bacia ou numa banca disponha a farinha e faça um poço no meio onde coloca a manteiga aos cubos, o açúcar e o ovo e amasse tudo até obter uma massa bem consistente. Leve-a ao frigorífico a descansar durante 30 min e depois pode estendê-la com o rolo de cozinha entre dois bocadinhos de papel filme, para não ter de adicionar farinha na banca.

Montagem:

Estenda a massa e coloque uma parte (reserve um pouco de massa para fazer a tampinha) numa tarteira previamente untada com manteiga, e de preferência com o fundo forrado com papel de ir ao forno, e com um garfo pique o fundo da tarte. Coloque os flocos de aveia bem espalhados por toda a superfície, assim como a amêndoa e o açúcar.
Por cima coloque o puré ou compota de frutas e "tape" a tarte com a tampa de massa que reservou ao estendê-la e pique-a também  por cima.
Leve o doce ao forno pré-aquecido a 175º C durante 35 a 40 min. No fim, poderá decorar com açúcar de pasteleiro ou fazer como eu, que utilizei sumo de limão, açúcar de pasteleiro e cacau em pó para fazer um marboreado pela tarte. As quantidades foram a olho... coloquei num copo 2 colheres de sopa de açúcar de pasteleiro, 1 colher de café de cacau em pó e fui adicionando sumo de limão e mexendo o preparado até obter a consistência que pretendia.


Sem comentários:

Enviar um comentário