Hoje é dia de pastelaria! Trago-vos uma receita do livro 500 delícias de chocolate de Lauren Floodgate. A receita original é com chocolate branco mas, como eu tenho clara preferência pelo chocolate preto optei por usar o meu favorito!
Este bolinho é simples e é uma delícia! Ah! E como sempre, só fiz metade da receita porque prefiro fazer bolos mais pequenos, mas as quantidades que aqui apresento são as originais, para a receita grande :)
Ingredientes:
280 gr de chocolate preto, partido aos bocados
285 ml de natas espessas
225 gr de açúcar branco
225 gr de manteiga sem sal (eu retirei 40 gr de manteiga à receita original)
raspas e sumo de 2 limões
4 ovos
225 gr de farinha com fermento e peneirada
85 gr de amêndoas peladas e raladas
85 gr de avelãs peladas e inteiras
175 gr de açúcar granulado
Aqueça o forno a 175º C. Unte e forre uma forma para pão. Leve ao lume o chocolate e as natas numa caçarola não aderente e deixe derreter em lume brando. Cuidado para não deixar queimar.
Retire do lume e mexa até estar cremoso. Leve ao frigorífico durante 1h.
Numa tigela média, bata o açúcar branco com a manteiga, as raspas e o sumo de limão e junto os ovos, batendo entre cada um. Junte a farinha. Deite a massa na forma preparada e leve a cozer ao forno durante 1h, até o bolo estar douradinho. Vire sobre uma rede para bolos para arrefecer depois de cozido.
Leve ao fume, numa caçarola pequena, os frutos secos com o açúcar granulado (o praliné obtém-se a partir da junção do caramelo com os frutos secos). Aqueça em lume brando, mexendo, até o açúcar ficar caramelizado. Deite este preparado sobre uma folha de papel vegetal e deixe arrefecer.
Retire do frigorífico a cobertura de chocolate e bata-a até estar suave e conseguir-se espalhar. Corte o bolo horizontalmente em três partes (eu só cortei em duas porque fiz metade da receita) e recheie-o com metade da cobertura de chocolate. Cubra-o (no topo e lados - eu só cobri o topo para não ficar enjoativo) com o resto da cobertura. Coloque o praliné já frio num saco de plástico e triture-o com o rolo da massa (eu usei o robô de cozinha, é bem mais prático e menos cansativo!). Espalhe o praliné sobre a parte de cima e dos lados do bolo.
Espero comentários vossos!
Sem comentários:
Enviar um comentário