Esta receita foi inventada por mim esta semana. O menu é vegetariano mas garanto que é saciante! É composto por Boulgour com abóbora manteiga e especiarias e por uma salada agridoce de couve branca, pepino, hortelã e maçã.
A confecção é hiper simples e os ingredientes são acessíveis, tirando o boulgour que é uma espécie de couscous só que é mais rico e nutritivo. Se quiserem optar por algo mais barato é só substituí-lo pelo couscous.
Para o Boulgour com Abóbora Manteiga e Especiarias:
Boulgour
Abóbora Manteiga
1 pitada de canela
1 pitada de noz moscada
1 noz de manteiga
8 folhas de hortelã
Gomos de meia laranja cortados grosseiramente
Pimenta moída na hora
Sal q.b
Coza o boulgour durante 8 minutos em água com uma pitada de sal.
Coloque num pirex (com tampa) a abóbora manteiga cortada em cubinhos (eu cortei com o descaroçador de maçã para dar um efeito redondo mas quem não se quiser dar ao trabalho, porque é só para a apresentação, pode ser mais prático) e coloque 1 generosa noz de manteiga gelada que vai esmigalhar por cima da abóbora. Salpique com sal grosso e as folhas de hortelã. Adicione os gomos da laranja e a canela, a noz moscada e a pimenta. Misture todos os ingredientes para se envolverem os sabores.
Leve ao forno a 175ºC com o pirex com a tampinha fechada durante 35 min. A meio da cozedura mexa este preparado.
Sirva-o por cima do boulgour. Será uma espécie de molho para humedecê-lo, já que se trata de um cereal seco.
Para a saladinha agridoce:
Couve branca
Pepino
7 folhas de hortelã
Maçã cortada aos cubinhos
Azeite
Vinagre
Sal q.b
Nada mais simples! Corte a couve branca bem fininha, corte o pepino às rodelas ou como preferir e junte estes ingredientes numa saladeira, acrescentando a hortelã e a maçã. O molho é o básico: um fio de azeite, umas gotas de vinagre e umas pedrinhas de sal grosso.
Sem comentários:
Enviar um comentário